Os macacos contra o Estadão

20 08 2007

Impressionante a repercussão na nação blogueira com nova campanha publicitária do jornal o Estado de São Paulo. Não faltou gritos e urros contra o jornal e a sua agência de publicidade.

Parafraseando o filósofo Falcão, “I’m not monkey, no!”. Mas temos que concordar que a campanha é boa e criativa. Eu mesmo me diverti muito! Fala sério, aquela do Fredão e do moleque ruivo com aparelho dentário são muito boas!

Não estou dizendo nem te ligo, ou nem doeu para o Estadão, mas estou dizendo que teve gente se doendo demais com isso. Não vou citar nenhum blog em específico, até porque não quero que me levem para o lado pessoal, mas pareceu-me que as reações foram um pouco exageradas.

Há pessoas que estão sempre a procura de novos moinhos de vento para derramar toda a sua fúria quixotesca, contra qualquer um que não concorde ou critique as novas mídias, blogs, com conteúdo gerado pelos usuários, Web 2.0, 3.0 etc., que tais coisas são revolucionárias, lindas e maravilhosas. Na semana que passou, dizer que o Estadão é contra a mídia digital, contra os blogs, que ele está perdido, que a guerra começou etc etc virou lugar comum. Qualquer blog que fosse in, tinha que criticar o Estadão.

Li em outro lugar que se “Se estou incomodando, estou no caminho certo“. Mas foi a chamada blogosfera quem mais se ficou incomodada com o assunto e não os barões da “grande” mídia.

No Monitorando, encontrei uma sacada bem legal:

O fato é que o episódio em questão gira em torno do Santo Graal da mídia: credibilidade. Isso mesmo! Nem mídia impressa, nem eletrônica quanto mais instantânea, vive sem credibilidade, sem a confiança de seu público. Para jornalistas, blogueiros, empresas de comunicação – mas também para outras tantas áreas -, credibilidade é o maior patrimônio que se pode querer ter num ambiente de competitividade. E esta é a arena da qual estamos falando: de muita gente despejando informação a todo momento e os públicos não podendo consumir tudo o que se oferece. Caetano já cantou: “Quem lê tanta notícia?”

Recomendo o restante do post, é muito lúcido e coerente.

Do pouco de jornalismo que sei, aprendi a sempre verificar a minhas fontes antes de passar ou publicar alguma informação. Por exemplo, recebi esse final de semana a notícia que o colunista da rádio CBN, do Jornal Estado de São Paulo, Rede Globo e outros, Arnaldo Jabor, fora demitido e impedido de continuar com seus comentários na rádio CBN por determinação sumária do Presidente Lula.

Lendo o conteúdo do e-mail, dá-se a acreditar que uma injustiça está acontecendo que deveríamos nos unir, protestar e blá blá blá…instantaneamente foi verificar. Primeira parada foi o site da CBN, nada. Fui para o Google e encontrei uma série de posts em diversos blogs. Impressionante, todos eles tinham o mesmo texto! Coincidência ou uma nova investida dos intelectuais, criadores e inventores da nova mídia digital?

Não querem ser chamados de macacos? São macacos sim, copiadores e sem o menor senso crítico. Ávidos por furos de “reportagem”. Conclamam o povo a luta, embasados em uma notícia, que pela gravidade em si, deveria ser muito bem apurada.

Os blogs são uma ferramenta extraordinária, tanto que é amplamente usado por diversos nomes da chamada mídia tradicional, inclusive pelo Estadão. Em contrapartida, a facilidade de se clicar no “publicar”, criou uma avalanche de informação, onde o leitor precisa estar cada vez mais preparado para não ser levado pelos Fredões da vida.

Mais uma vez concordo com o Monitorando, o Estadão não quer ofender a nação blogueira, ele procura chamar a atenção dos leitores dos perigos de informações imprecisas, porque não dizer, mentirosas, e conclama para si a credibilidade secular de gerador de informação. Se bem que o Estadão já andou dando as suas mancadas, veja Macacos não enforcam Jesus Cristo!. Nem vou iniciar a discussão sobre pluralismo e jornalismo independente, deixo isso para o Mino Carta, pois ele o faz com maestria.

Caros leitores, cuidado com que vocês lêem. Verifiquem toda e qualquer informação, inclusive as que apresento aqui. Não sejam meros copiadores de informação e opinião (isso não se aplica somente os blogueiros). Aprendam a ter senso crítico e não sejam enganados nem pelo Fredão nem pelo Estadão.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: