VMWare Pode Ser Seu Próximo Sistema Operacional

22 08 2007

Se você não usou no seu desktop, provavelmente já usou acessando a internet ou até mesmo o servidor utilizado pela sua empresa esteja “virtualizado” e compartilhando a mesma máquina com outros servidores.

Agora imagine poder usar qualquer programa, independente de sistema operacional. Quer usar o Photoshop no Linux? Sem problemas. Quer rodar no Apple aquele programa exótico para Windows que só a empresa onde você trabalha tem, agora mesmo.

Há um tempo venho percebendo que a virtualização no desktop tem tomado muito espaço para solução de vários problemas de portabilidade.

Eu mesmo uso e abuso da minha VMWare. Os xiitas de plantão que me desculpem, o Nero para Windows é ainda o melhor programa para queimar CD/DVDs. Como eu uso o Linux, tenho que apelar para máquina virtual para usar o meu querido Nero (mesmo na versão Linux do Nero, enfrento os mesmos problemas encontrados nos seus pares gratuitos para Linux).

Não faz muito tempo, encontrei um site dando as intruções de como colocar o menu Iniciar do Windows no Gnome e ai rodar qualquer programa Windows no Linux, sobre a máquina virtual, totalmente transparente para usuário. As instruções de configuração não são triviais, mas o resultado é impressionante!

vmware.png

Imagine o sequinte cenário. Pegue uma versão do Linux otimizado para rodar apenas máquinas virtuais (viva o opensource!), pode ser Xen ou mesmo VMWare. Agora, instale diferentes sistemas operacionais, todos eles interagindo, como seus programas interagem no Windows. Imagine Windows, Linux e Mac OSX na mesma máquina, sem multiplos boots, rodando ao mesmo tempo! (Acho que já vi isso em algúm lugar!).

Tecnologia para isso já existe. Poder de processamento, estamos melhorando a cada dia. Seria o melhor dos mundos. Qualquer programa, em qualquer sistema operacional. Isso sim é interoperabilidade.

Agora você começa a entender porque a Microsoft está dando muito atenção ao tema virtualização e porque uma VMWare pode tirar o sono da gigante. Agora você também entende a valorização da VMWare logo na abertura de capital.

Vamos continuar de olho. Quem tem a ganhar é sempre o usuário, que pode ter a sua vida bem simplificada (ou não).

PS: Corro risto de ser chamado de “macaco” publicando esse texto hoje, mas ele já estava pronto, apenas esperando o meu último post esfriar, quando essa reportagem do IDG Now foi publicada. Pelo menos eu e o Rosenblum estamos de acordo. 😉

Anúncios

Ações

Information

4 responses

18 09 2007
Microsoft Chega Atrasada Novamente « Por Que Jogar o Papel no Vaso?

[…] uns dias atrás eu escrevi sobre a grande oportunidade que a VMWare tem de ser uma fornecedora de sistema operacional, não […]

16 05 2010
monalysa pinto da silva

o papel hegienico pode ser
algo deferente que eu ja´ vi
. A maneira kkkkkk

tchau

16 05 2010
monalysa pinto da silva

diz que e´ muito linpo

7 12 2014
VMWare Pode Ser Seu Próximo Sistema Operacional - ABAP101

[…] ganhar é sempre o usuário, que pode ter a sua vida bem simplificada (ou não).(post originalmente publicado no meu blog Papel no […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: