Microsoft chega atrasada, novamente

18 09 2007

Como dito pelo Juliano Barreto no seu blog da Info, “Chegar atrasada na festa nunca impediu a Microsoft de atingir suas metas de dominação global”. Ele disse isso quando estava comentando as estratégias da Microsoft de competição.

Ele ainda continua:

A empresa não foi a primeira a lançar um sistema operacional, não foi pioneira no mundo dos browsers e também não inaugurou a era dos mensageiros instantâneos.

Mas veja o que restou do Netscape, do ICQ, do Real Player, do WinZip e de outros produtos e empresas inovadores que ganharam a concorrência da gigante de Redmond. Todos morreram ou ficaram atrofiados depois de serem cobertos pela “nuvem” da MS.

Há uns dias atrás eu escrevi sobre a grande oportunidade que a VMWare tem de ser uma fornecedora de sistema operacional, não como conhecemos hoje, mas sim como provedora de integração entre várias plataformas usando máquinas virtuais.

Não sei se a VMWare foi a pioneira na tecnologia de virtualização, mas ela é a mais popular e eficiente na plataforma PC e Linux (não sei como ela se comporta no Mac).

Já a Microsoft, há um tempo atrás comprou a Virtual PC e o transformou em sua plataforma de virtualização. Agora ela está lançando sua plataforma para servidores, Systems Center Virtual Machine Manager 2007, como noticiado no NY Times.

Ligando agora as duas pontas, a VMWare deveria estar com muito medo da Microsoft. Dado o histórico de sucesso em aniquilar concorrentes e a sua nova investida na área de virtualização corporativa, a VMWare corre risco de ser o novo Navigator da vez.

De acordo com a reportagem do NYTimes, a grande arma da MS é um projeto de codinome Viridian e que será incorporado à tecnologia de servidores dela e aí não haveria espaço para a VMWare Server. Por outro lado, o ESX Server poderia ser o grande diferencial da VMWare.

Mais uma batalha se apresenta no horizonte. O Santo Graal do momento é o mercado mais do que promissor de virtualização. Os oponentes já mostram as suas intenções e armas. Por enquanto Davi está vencendo, mas ao contrário do que narrado na Bíblia, aqui o Golias poderá esmagar o Davi.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: